Monday, January 16, 2006

.:. it's a long, long, long way.

Eu não tenho medo de declarar minhas paixões.
E com certeza, uma delas é irmão da Maria Bethânia.

Eu sei, eu sei, esse lance de ser fã é meio paradoxal , você quer que as pessoas gostem do que você gosta, e eu, ao mesmo tempo, detesto ouvir " bandinha que todo mundo curte".

Mas eu vou explicar o por quê dessa paixão.
É que pra mim, música se mistura harmoniosamente com política e ideologias, acho isso foda, hoje em dia estou respeitando até os punks.

E o Caê, obviamente, é um ser extremamente politizado, nem preciso explicar a conjuntura tropical.
Politizado e velho doido, como Bob Dylan, que comecou a renegar também seu passado hippie.
Mas eu gosto dos dois, e as pessoas caducam mesmo, é inerente ao ser humano ser assim mutável.

Como alguém quer que eu entenda " ah, eu não gosto de Caetano"?

Desculpe, vou me contradizer, mas isso não é só questão musical.
Caetano é sensibilidade, um olhar político arredio sobre um Brasil de jovens medíocres e estáticos, é uma vida marcada de dores, "viagens", censura , parcerias. Um jeito de se jogar sobre o amor, bobagem, sobre um paixão dessas bem avassaladoras.

Eu tenho medo das pessoas que não entendem o Caetano. De verdade.
E não estou dizendo que adorei a trilha sonora de "Dois filhos do Zezé di".

É simplesmente, porque ouvir o baianinho é entender o que é viver. É compreender que o cara largou tudo e chegou fodido em São Paulo, pra fazer aquela música que me deixa arrepiada de tanta história, tanta vivência. É ouvir London, london. Chuvas de Verão. Você é minha. Todos os covers sempre aperfeiçoados. As músicas em inglês com aquela voz única, um sotaque delicioso.
É bem "blasémente" se jogar numa época muito louca, no auge da repressão e da produção cultural.

Vai me desculpar,

Caetano é tesão.

4 comments:

Vitor Graize said...

postura política de verdade é maria bethânia. caetano é um vendido que agora defende as políticas culturais a favor dos privilegiados. bethânia nunca se curvou ao establishment, ao mercado fonográfico, aos costumes burgueses medíocres. qualquer ponto de umbanda gravado por ela é mais valioso do que os parangolés de caetano veloso.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
lu. said...

caetano é um dos caras que mais foi mais foda durante muito tempo. hoje é bixa louca (como diz me irmao :P) de algum modo se vendeu, e etc. mais que ele une amor, poesia, dores, viagens e beleza de encher os olhos de lágrimas isso eu não consigo negar.
e sim, todos os covers que ele faz ficam foda.

luh, apenas no inicio do relatório... (só pra registrar)

Anonymous said...

as vezes eu acho desnecessário pensarmos o porque gostamos tanto de alguma coisa, qqr coisa... por que gostar da música de um vendido e prolíxo como caetano? por que gostar da música feita por indívuos que, na maioria das vezes,não prestavam em nada como era no blues? Por que gostar da arte feita por viciados?

não quero me perguntar mais, quero curtir o quanto der, viceralmente...