Wednesday, September 12, 2007

when routine bites hard..



.:.



sexta-feira desta mesmíssima semana tem show do Nouvelle Vague no Circo Voador, Rio. E eu não vou. Pode parecer que não estou desesperada, mas isso são muitas horas de mantras e pedidos de calma ao divino-espírito-santo.

.:.

comecei a ouvir NV dentro da van que nos levava para Itaúnas, revéillon de 2005, primeiro período da faculdade de arquitetura. E foi o Everson que pôs o cd. Até então eu duvidava bastante das preferências musicais dele; estava enganada.

Com a paixão, comecei a colecionar tudo o que eu podia de notícia, música, e estampas de stêncil desta banda. Aos desavisados, Nouvelle Vague quer dizer Bossa Nova, em francês. E o que eles fazem, de fato, é revisitar clássicos da década de oitenta com um toquezinho da nossa bossa. É bonito, é pop ,no real sentido da palavra, e além de tudo é um tipo de música que cabe em qualquer situação: tristeza, alegria, praia, chuva, também não era assim com Vinícius?

.:.

Enfim..
há pouco tempo descobri que Camille, minha querida e amada cantora francesa fazia parte do NV... eu suspeitava, afinal seus agudíssimos estavam presentes em algumas músicas.. impossível não reconhecer. Camille é a atual popstar française do Hexagone, e isso até me dá um pouquinho de inveja e raiva, ao pensar nos que 'reinam' em terras nossas. A mulher é uma mistura de pomba-gira com Brel, Barbatuques e o fino da bossa.


Pois é, Camille tem um quê de Bahia no sangue, o que sustenta minha teoria de que os franceses estão cada vez mais apaixonados pelo Brasil, e possivelmente, um dos poucos povos que percebeu a riqueza cultural que possuímos, além do já cansadíssimo trinômio 'futebol-samba-mulher-pelada'.

É por isso que a inveja diminui, rapá!

O Brasil tá na música francesa igual burrice nos Estados Unidos. para sempre.

.:.
então, volto aqui aos meus mantras, porque desta vez, mesmo que sem Camille, não poderei ver minha banda preferida do século 21.

ps: não vale roubar meu stêncil, Graize.

1 comment:

Vitor Graize said...

só faço stencil de bandas/cantores que eu gosto muitíssimo, tipo... Waldick Soriano. mas NV não chega ainda aos pés dele.